Identidade, Expressão de Género e Orientação Sexual
Tertúlia
1.
Pode mudar-se a orientação sexual de uma pessoa?
Não. Mesmo quando se tenta que isso aconteça, como por exemplo através das chamadas "terapias de conversão", as pessoas não deixam de sentir atração pelo sexo que já sentiam, vivendo com mais sofrimento pela tentativa de supressão dos sentimentos e atração que lhes é natural. Por esse motivo, não se deve contrariar a orientação sexual, mas sim trabalhar na aceitação da mesma.
2.
O que significa ser cisgénero?
Cisgénero significa ter uma identidade de género concordante com o sexo que lhe foi atribuído à nascença. Ou seja, por exemplo, ter-se nascido com órgãos sexuais femininos e identificar-se como mulher. Caso a pessoa a pessoa não se identifique com o sexo que lhe foi atribuído à nascença, denomina-se transexual.
3.
Um homem que gosta de se vestir de mulher é homossexual?
Não. Gostar de se vestir com roupas descritas como masculina ou femininas está relacionado com a expressão de género. Ou seja, a mesma pessoa pode inclusive gostar de se vestir umas vezes de homem outras de mulher, e isso não está relacionado com a sua orientação sexual, é apenas a forma como se expressa perante a sociedade.
4.
Os transexuais podem ser homossexuais?
Podem. A transexualidade apenas se refere à não identificação com o sexo atribuído à nascença. Um transexual pode por isso ser bissexual, homossexual, pansexual, ou ter qualquer outra orientação sexual, pois uma questão não está relacionada com a outra.
Parcerias e apoios
Gabinete de Apoio ao Estudante
FPCEUC